Cantor Kikinha de Paula palestra para jovens do CASA Terra Nova

Na proposta do “Batuque no CASA”, o também compositor contou como o estudo modificou sua vida

“Eu repeti a primeira séria umas quatro vezes. Mas eu aprendia com os desenhos que assistia, com a música, menos com a professora ruim que eu tinha. Um dia, trocaram a professora. Ela me viu tocar, gostou e falou que eu deveria fazer uma prova com música, fazendo associação dos lugares no mapa do Brasil. E, com a música do Martinho da Vila, eu consegui e passei de ano”.

Foi com essa história de vida que o cantor e compositor José Eduardo de Paula Júnior, o Kikinha de Paula, mostrou para os adolescentes em internação no CASA Terra Nova, em Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo, que o estudo, em diversas formas, modificou sua vida. Ele transformou a dificuldade da aprendizagem na sua paixão e profissão pela música. O bate-papo, em roda de conversa do “Batuque no CASA”, aconteceu na última quinta-feira (21).

A música que o ajudou a superar a dificuldade foi “Aquarela Brasileira”, de Martinho da Vila. Na quadra do centro socioeducativo, Kikinha demonstrou para os jovens, ao som do cavaquinho, pandeiro e tantam, como a canção o fez associar os nomes dos Estados brasileiros à sua localização, o que acabou sendo o pontapé para ser aprovado e decolar nos estudos.

O diálogo com os adolescentes não ficou só no exemplo. O cantor e compositor chamou ao “palco” que se transformou a quadra do centro socioeducativo numa espécie de show de talentos. Cada adolescente que desejou pode mostrar o que tocava, cantava ou mesmo recitava em poesia. O compositor ainda ensinou a alguns jovens como tocar parte dos instrumentos que levou.

“O Kikinha mostrou como, por meio dos estudos, ele rompeu barreiras e, de certa forma, se tornou um exemplo”, explicou o diretor do CASA Terra Nova, Cristiano Teodoro.

“Conhecer exemplos de vida, de pessoas que, mesmo com dificuldade, trilharam bons caminhos e estão felizes com o que fazem, colabora diretamente no processo socioeducativo dos adolescentes atendidos na Fundação CASA”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Kikinha, que é irmão do cantor Netinho de Paula, já teve músicas gravadas por grupos como Negritude Jr., Os Mulekes, entre outros. Além de cantar e compor, ele também se graduou em Rádio e TV e atua como produtor musical, gerenciando a carreira de alguns artistas por meio da produtora Camaleoa.