Canal da Família CASA Nova Aroeira conscientiza sobre câncer de mama

Depois de aprenderem sobre o Outubro Rosa, adolescentes conversaram sobre tema com familiares na visita virtual

 

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Nova Aroeira, no Complexo Raposo Tavares, na capital paulista, não só aprenderam neste mês de outubro sobre a prevenção ao câncer de mama, como também replicaram o conhecimento junto aos familiares, durante as videochamadas das visitas virtuais.

A partir da campanha do “Outubro Rosa – Sua vida pode ser mudada por um toque”, realizada pela Gerência de Medicina e Saúde do Trabalhador (GMST) da Fundação CASA, a equipe pedagógica, com apoio de atividades preparadas pelos professores da escola vinculadora E.E. Oswaldo Walder, palestrou no início deste mês para os jovens. Nos dois módulos, comentaram sobre as características do câncer de mama, formas de prevenção e a importância do autoexame e do diagnóstico precoce.

“Os rapazes fizeram muitas perguntas, interagiram bastante. É um tema que também é importante de abordar com eles, mesmo que o diagnóstico entre homens corresponda a cerca de 1% dos casos”, contou o coordenador pedagógico do CASA Nova Aroeira, Mauro Fonseca.

O bate-papo com aplicação da atividade ficou por conta dos agentes educacionais Liliane da Cruz, Jessita de Camargo, Sidney Oliveira e Fábio Garacisi. Os agentes de apoio socioeducativo de plantão ainda participaram, com informações complementares em cada uma das sessões da atividade, com uma hora de duração cada.

Para incentivar a troca do conhecimento com os familiares, durante as chamadas de vídeo – utilizadas para a continuidade da visita familiar durante o isolamento social na pandemia da Covid-19 –, os adolescentes vestiram camisas cor-de-rosa.

“Os familiares, via de regra, perguntaram por qual motivam estavam vestidos daquela forma e os adolescentes explicavam o que aprenderam sobre o Outubro Rosa e incentivavam seus parentes praticarem os cuidados e a participar das campanhas públicas sobre a doença”, explica o coordenador pedagógico.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018, o câncer de mama foi o de segunda maior incidência no mundo, quando não considerado o câncer de pele não melanoma.

Dos 17 milhões de casos de câncer estimados naquele ano, 2,1 milhões teriam sido de mama, atrás apenas do câncer de pulmão, com quase a mesma quantidade. Só entre as mulheres, o câncer de mama é o de maior incidência, correspondendo a 24,2% dos casos estimados.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP