CAIP Ruth Pistori recebe Gran Circo Charlô

Jovens em internação provisória e sanção participaram de oficina e assistiram a espetáculo teatral

 

Um grupo de 15 adolescentes que estão nos programas de internação provisória e internação sanção do CAIP Ruth Pistori, na cidade de São Paulo, assistiram ao espetáculo circense “Gran Circo Charlô”, encenado pelos atores Luciana Viacava (Miss Lola) e Ronaldo Aguiar (Mister Chalito) na quadra do centro de atendimento inicial e internação provisória na tarde da última terça-feira (08).

As jovens ainda participaram, pela manhã, em duas turmas, de uma oficina de palhaçaria com a atriz de Miss Lola. A exibição foi gratuita e parte do projeto de apresentações sem custos no Estado de São Paulo, em que a produção leva o humor e a palhaçaria inspirado no gênero Vaudeville.

O Vaudeville – ou teatro de variedades – foi um gênero teatral, de entretenimento popular, que surgiu nos Estados Unidos após a Guerra de Secessão (ocorrida entre 1861 e 1865) em que os atos da peça não possuíam, a princípio, um enredo. Os atores revitalizaram o gênero, trazendo para um olhar contemporâneo.

A encenação circense, de classificação livre, trouxe a história de dois artistas de Vaudeville que, apesar da fama, caíram no ostracismo quando o tipo de espetáculo parou de ser procurado. Depois de 20 anos, eles veem uma chance de voltar ao picadeiro e se apresentar ao grande público.

“O teatro sempre é muito bem-vindo ao espaço socioeducativo, porque contribui muito ao despertar nas jovens o desejo pela arte, proporcionando uma aprendizagem de forma alegre e divertida”, avalia a diretora do CAIP Ruth Pistori, Eunice Meni dos Santos.

“Muitas meninas nunca estiveram em um teatro ou circo para assistir a um espetáculo, acaba sendo mágico”, acrescenta.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP