CAIP de Franca realiza exposição sobre Consciência Negra

Jovens homenagearam a escritora e poetisa, Maria Carolina de Jesus

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CAIP do CASA Franca realizaram durante o Mês de novembro uma exposição em homenagem a escritora, compositora e poetisa, Maria Carolina de Jesus, mais conhecida por seu livro “Quarto de Despejos”, onde narra sua vida como catadora de recicláveis.

Durante a exposição, os jovens puderam desenvolver e partilhar suas escolhas artísticas e relacionar esse conteúdo com a obra dessa grande artista brasileira.

Com isso, foi montada uma instalação na quadra, onde os jovens puderam apreciar a escolha artística de cada um, ao som das músicas de James Brown, cantor, compositor e multinstrumentista norte-americano e uma das vozes negras mais famosas do Soul.

De acordo a educadora de Arte e Cultura e idealizadora do projeto, Josiana Martins, o objetivo foi fazer uma reflexão com os jovens. “Utilizamos a arte para gerar uma reflexão e um resgate de conhecimentos socioculturais do provo preto, como potência de transformação”, concluiu.