Atividades educativas permeiam férias escolares da Fundação CASA na zona leste de São Paulo
Em janeiro, jovens da Fundação CASA Itaquera tiveram palestra sobre empreendedorismo, cidadania e ação para recuperar a fé

As férias escolares na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Itaquera, na zona leste da cidade de São Paulo, têm sido sinônimo de aprendizado. Desde o início de janeiro, os adolescentes participam de uma série de atividades educativas, numa agenda especial elaborada pela equipe multidisciplinar do centro de atendimento, com apoio de voluntários e parceiros, como os membros da Comunidade de Aliança Cristo Libertador (CACL).
A programação contou, dentre outros, com palestra sobre empreendedorismo e uma ação para promoção e recuperação da fé. Ainda neste mês, os adolescentes começarão a refletir sobre a convivência familiar e a influência da masculinidade tóxica, em especial nas famílias com ausência paterna.
Na última segunda-feira (13), membros da CACL, da Igreja Católica, levaram teatro, pregação, música e dança baseados em ensinamentos bíblicos sobre esperança, renovação do compromisso com a vida e amor a Jesus Cristo. Os jovens, que participaram voluntariamente, se emocionaram.
“Fazemos várias atividades diferenciadas nas férias escolares para sair um pouco da rotina cotidiana, com um trabalho diferenciado, com teatro, cinema e atividades esportivas. Isso torna o dia a dia mais saudável”, afirmou a diretora da Fundação CASA Itaquera, Flavia Mangolin de Barros.

Na semana anterior, o advogado criminalista Douglas Ribeiro ministrou uma palestra com dois temas importantes na formação dos adolescentes: cidadania e empreendedorismo. O profissional possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo.
No primeiro ponto, Ribeiro refletiu sobre a função da cidadania na construção e participação ativa dos indivíduos no convívio social, sendo que o seu exercício pleno leva a uma sociedade mais democrática.
Já sobre empreendedorismo, o tema principal, o advogado ressaltou o quanto a capacidade de gerar soluções pode ser uma estratégia para inserção no mercado de trabalho ou mesmo construir o próprio negócio. Ele falou com conhecimento de causa, pois atuou como camelô na juventude. Na sua carreira profissional, Ribeiro teve experiência como educador social e jornalista.
Entre o final de janeiro e início de fevereiro, para estimular a empatia e a comunicação não violenta, os adolescentes participarão de uma série de três debates do Diálogos de Respeito, sobre a convivência familiar e masculinidade, machismo e patriarcado, e a desconstrução de mitos da masculinidade tóxica.
Nos encontros virtuais haverá palestra, bate-papo, vídeos, músicas e discussão sobre letras de canções do hip-hop que abordam as temáticas. Entre os palestrantes estará a advogada Edwiges Tomaz, cujo nome artístico é Edd Wheeler, integrante do primeiro grupo de rap feminino chamado “Damas do Rap”, que surgiu em 1992, durante os bailes de charme que ocorriam no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro.
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, o apoio dos parceiros agrega ao atendimento realizado pela instituição. “A garantia dos direitos desses adolescentes é uma corresponsabilidade entre família, sociedade e o Estado, sendo que os voluntários representam muito bem a dimensão social ao contribuir na execução da medida socioeducativa”, avaliou a presidente.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.