Atividades com adolescentes da Fundação CASA discutem Janeiro Branco

Ações destacam importância da discussão sobre a saúde mental também junto a jovens em internação

O mês de janeiro é dedicado não só às férias escolares, como também debater sobre a importância dos cuidados com a saúde mental no contexto da campanha Janeiro Branco. Sob esse mote, as equipes multiprofissionais da Fundação CASA realizam atividades pedagógicas com os adolescentes em internação até o dia 31 de janeiro.

O objetivo é sensibilizar os jovens, procurando desconstruir mitos e preconceitos sobre os cuidados com a saúde mental. O Janeiro Branco é uma campanha criada pelo psicólogo e palestrante Leonardo Abrahão em 2014. O tema desta 10ª edição é “A vida pede equilíbrio!”.

Nesta quinta-feira (12), às 10h, por exemplo, os adolescentes internados no CASA Jardim São Luiz I, em São Paulo, assistirão à exibição da animação Divertida Mente, de 2015, dirigido por Pete Docter, seguido de um debate com a equipe pedagógica.

“Discutiremos como o controle sobre as emoções pode melhorar a qualidade de vida e fomentar o respeito às diferenças”, explica a coordenadora pedagógica do CASA Jardim São Luiz I, Andreia da Costa. Após o debate, os adolescentes elaborarão cartazes e cartões sobre o aprendizado, material que ficará exposto no centro socioeducativo.

No CASA Rio Tocantins, no Complexo do Brás, em São Paulo, na sexta-feira (13), às 10h, a psicanalista Hilvânia Maria de Carvalho conversará com adolescentes e servidores sobre como os cuidados com a saúde mental se refletem no bem-estar e no projeto de vida.

Já na segunda-feira (16), em duas sessões às 13h30 e às 15h30, os jovens em internação no CASA Vila Guilherme, no Complexo da Vila Maria, na capital paulista, terão uma palestra sobre como a saúde física e mental contribui para uma vida mais feliz e saudável, com o gerente de Recrutamento (manager HR Recruiter) Nelson Oliveira Silva, que atua em uma empresa canadense de tecnologia da informação (TI).

No CASA Jacareí, interior paulista, os adolescentes em internação terão uma palestra com o psiquiatra Thiago Lauback, do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPS I) do município. O bate-papo, que acontece no dia 27 de janeiro, mostrará o papel do equipamento público em desmistificar o preconceito sobre as questões relacionadas à saúde mental e como os jovens também podem procurar atendimento especializado.

No centro socioeducativo da cidade do Vale do Paraíba, o Janeiro Branco também já foi tema de atividade com a equipe psicossocial no início do mês. Todos os adolescentes em internação, em grupos de até dez, participaram de uma dinâmica seguida de uma breve palestra sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, a necessidade do autoconhecimento e a quebra de preconceitos sobre o tema. As psicólogas e assistentes sociais utilizaram jogos lúdicos e ainda realizaram relaxamento com música.

Nesta quarta-feira (11), os adolescentes em internação no CASA Governador Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, na capital paulista, participaram de uma palestra com o tema “Saúde mental, física e espiritual contribuem para uma vida melhor”, com membro da Igreja Testemunha de Jeová, parceria no Programa de Atenção Religiosa (PAR).

O bate-papo também contou com a exibição do filme espanhol “As linhas tortas de Deus”, do diretor Oriol Paulo, com roda de conversa sobre o respeito às pessoas que realizam tratamento em saúde mental e que cuidam de suas emoções.

Os membros da Igreja também estiveram no CASA Bela Vista, no Complexa da Vila Maria, na última sexta-feira (06), onde conversaram sobre saúde mental com os adolescentes. A equipe do centro socioeducativo já vinha promovendo algumas atividades pedagógicas temáticas desde o dia 05 de janeiro.

Segundo a coordenadora pedagógica, Daniela Sousa, a iniciativa começou com a exibição do filme “O lado bom da vida”, do diretor David Russell, uma comédia que aborda transtornos mentais, seguida de roda de conversa com apoio da agente educacional Elisa Marinho da Silva.

No dia seguinte, os jovens ainda confeccionaram cartazes e mensagens que compuseram um mural no centro socioeducativo, utilizando como base materiais oficiais da campanha Janeiro Branco. O agente educacional Carlos de Oliveira conduziu a oficina com os adolescentes.