Artista representado em Cannes palestra para jovens da Fundação CASA Jacareí

Curta-metragem “Muros da Vida” contou história do artista plástico Marcos Santos, que tem deficiência e pinta com o pé esquerdo

 

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Jacareí, no Vale do Paraíba, passaram por uma experiência inédita e profunda na palestra e vivência com o artista plástico Marcos Santos, de São José dos Campos. Eles conheceram a vida do artista, que nasceu com paralisia cerebral e pinta, desde criança, com o pé esquerdo. O encontro ocorreu no dia 16 de outubro.

Sua história é tão marcante que se tornou o curta-metragem “Muros da Vida”, do cineasta Zoran Djordjevic, premiado como Filme Estrangeiro na 13ª edição do Festival Internacional de Cinema ‘ENTR’2 MARCHES’, que aconteceu durante o Festival de Cannes, na França, em 2022. O curta foi escolhido como o representante do Brasil em um dos mais importantes e prestigiados festivais cinematográficos no mundo.

O curta-metragem retrata as experiências do artista, o seu processo criativo e como a deficiência não o impediu de desenvolver o seu talento para a arte. Marcos já expôs seus quadros, desenhos e outras obras no Brasil e na Argentina.

Além de contar momentos marcantes de seus 52 anos de vida, Marcos ensinou os adolescentes e servidores presentes sua técnica com o pé esquerdo, utilizando lápis, papel e algumas imagens. Alguns jovens, empolgados, também se arriscaram, cada qual utilizando o pé com a melhor coordenação.

“O artista emocionou todos os adolescentes e servidores”, resumiu a diretora do CASA Jacareí, Jordhana Cabral.

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, pessoas como o artista plástico são fontes de inspiração para os jovens atendidos. “A pedagogia do exemplo, proporcionando o contato com seres humanos com histórias tão positivas e impactantes, colabora para que os jovens reflitam sobre moral e ética e a possibilidade de viver em acordo com a sociedade”, avaliou Claudia Carletto.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP