Artista Finok realiza workshop com jovens na Fundação CASA

O grafiteiro possui diversos murais e trabalhos espalhados pelo mundo. Alguns adolescentes também realizarão visita à exposição do artista, em cartaz na Usina Luis Maluf

 

Finok – Crédito: Camila Rivereto

Um grupo de 10 jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Topázio, localizado na capital paulista, participarão na próxima sexta-feira (06/05) de um workshop com o grafiteiro Finok, como é mais conhecido o artista Raphael Sagarra.  A visita foi oportunizada por meio de uma articulação da Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (GACEP) da Fundação CASA, em conjunto com o artista e com a equipe da Galeria Luis Maluf.

Finok é responsável por diversos murais espalhados por São Paulo, alguns deles com predomínio de tons de verde, e esculturas que retratam personagens humanos, grafismos, máscaras e padrões, utilizando, além da tradicional pintura em spray, materiais como telas, madeira e até azulejos para suas criações.

O artista também possui trabalhos em diversas cidades do mundo, em países como Itália, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, e já participou de inúmeras mostras e exposições internacionais.  

A visita acontecerá por volta das 09h, onde o artista conhecerá o espaço do centro e conversará com os adolescentes. Na sequência, ele fará uma breve explicação sobre sua trajetória e dará início à oficina.  Durante o encontro, os jovens e o artista produzirão um painel, que ficará em exibição no centro socioeducativo.  

De acordo com o secretário da Justiça e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, o contato dos jovens com a linguagem do grafite é uma oportunidade de criar novos paradigmas. “O grafite é uma arte que gera a inclusão e muitos jovens podem encontrar nessa expressão ferramentas para reconhecerem seus talentos. Acreditamos que muitos jovens têm potencial e nosso objetivo é possibilitar que eles possam aprimorá-los”, comentou.  

 

Visita em exposição 

Além da oficina, os jovens que participarem da produção do painel realizarão, no dia 13/05, uma visita à exposição do artista que está em cartaz na Usina Luis Maluf, localizada no bairro da Barra Funda.  

No local, eles serão acompanhados pelo setor educativo da galeria, que explicará um pouco do contexto das obras que estão instaladas no espaço.  

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP