Adolescentes do CASA Maestro visitam o Museu Afro Brasil

Cinco jovens internados em Campinas conheceram o espaço dedicado à cultural e à história dos povos africanos

 

Cinco adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Maestro Carlos Gomes, em Campinas, visitaram o Museu Afro Brasil, na cidade de São Paulo. O espaço, localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, no Parque do Ibirapuera, se dedica a valorizar a cultura africana e afrodescendente no Brasil.

Acompanhados de monitores do Museu, os jovens conheceram pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos desde o século XVIII.

Para três dos adolescentes, a visita foi um incentivo ao envolvimento com a arte ainda maior, porque venceram o concurso de desenho “Adoniran Barbosa”, promovido pela Fábrica de Cultura.

Segundo coordenadora pedagógica do CASA Maestro Carlos Gomes, Karen Custódio, a visitação no espaço promoveu contato com a história. “Foi importante e necessário para despertar nos jovens reflexões sobre as origens e as contribuições dos negros na formação do nosso país, sem desconsiderar o passado de escravização e resistência”, avaliou a coordenadora pedagógica.

O Museu Afro Brasil foi inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do curador, museólogo e artista plástico Emanoel Araujo, falecido em setembro do ano passado e que dirigiu o local.

O acervo traz a diversidade da cultura africana e afro-brasileira e possui mais de 6 mil obras, divididas em seis núcleos. O museu conta ainda com exposições temporárias, itinerantes e acervo on-line.

A visitação resulta da parceria entre a área educativa do Museu e a Gerência de Arte e Cultura e Educação Profissional (Gacep) da Fundação CASA.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP