Adolescentes da Fundação CASA retornam às aulas hoje (02)

4.371 jovens atendidos em 101 centros de internação começaram o ano letivo de 2022; calendário segue a rede pública estadual

As aulas do Ensino Básico de 2022 começaram nesta quarta-feira (02) para 4.371 adolescentes atendidos em 101 centros de internação da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo. São adolescentes em internação, internação provisória e internação sanção, cujos professores iniciaram hoje a ministrar os conteúdos.

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação, em projeto específico. O cronograma de aulas, conteúdos e material didático seguem aquilo que é ministrado na rede pública do Estado.

Os adolescentes privados de liberdade são matriculados em escolas da rede pública estadual, mas têm aulas dentro dos centros socioeducativos, com professores da Secretaria. Os 97 jovens hoje em medida socioeducativa de semiliberdade frequentam a escola na rede geral do município onde cumprem a medida.

“A educação escolar é fundamental para o desenvolvimento desses adolescentes no sentido amplo, seja no cognitivo, no aperfeiçoamento para uma profissão, seja como cidadãos conscientes da convivência em sociedade”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Na Fundação CASA, o Ensino Básico é ofertado em salas multisseriadas. Para o Ensino Fundamental, são os anos iniciais, do 1º ao 5º, e os anos finais, do 6º ao 9º anos, além das três séries do Ensino Médio. As salas são montadas conforme a realidade educacional encontrada em cada centro socioeducativo.