Adolescentes da Fundação CASA participam de quiz sobre Jogos Olímpicos

Iniciativa faz parte da Gincana Olímpica e Paralímpica e visa incentivar o aprendizado e testar o conhecimento dos jovens a respeito das Olimpíadas
 
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), por meio de sua Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, promoveu, no final de julho, um quiz online para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em 55 centros do Estado de São Paulo. Com o tema “História das Olimpíadas”, a atividade abrangeu desde a origem na Grécia Antiga até os Jogos Olímpicos de Paris deste ano.
Para a realização da tarefa, os jovens foram incentivados a estudar e se aprofundar sobre os Jogos Olímpicos. Esse preparo enriqueceu a participação e engajamento, despertando maior interesse pela história olímpica e promovendo uma competição saudável entre os centros. 
 
O quiz da III Gincana Olímpica e Paralímpica desafiou os participantes com 35 perguntas, cada uma valendo um ponto. Os adolescentes tiveram 20 minutos para responder às questões alternativas de diversos temas, incluindo recordes históricos, marcos importantes na inclusão de mulheres e modalidades esportivas, curiosidades sobre mascotes, símbolos e slogans, além de perguntas sobre desempenho de países e atletas conhecidos.
Os resultados mostraram uma competição acirrada, com os CASAs Ouro Preto (capital paulista) e Manacá da Serra (Franco da Rocha) empatando em 1º lugar, ambos com 30 pontos. Em 2º lugar, ficaram os centros socioeducativos Feminino Cora Coralina (capital paulista) e São Carlos, cada um com 29 pontos. Os CASAs Rio Paraná (capital paulista) e João Paulo II (Cerqueira César) alcançaram o 3º lugar, ambos com 27 pontos.
III Gincana Olímpica e Paralímpica
Durante todo o mês de julho, a Gefesp propôs 12 tarefas aos jovens, cada uma com pontuação específica e bônus para criatividade e acertos. As tarefas incluíram a construção de um painel sobre a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, coreografias de break dance, elaboração de uma notícia sobre personalidades esportivas e palpites sobre resultados esportivos, como futebol feminino, surf, skate e vôlei. O centro socioeducativo com a maior pontuação ao final será o vencedor da gincana.
Para a gerente técnica da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, Janaina de Brito Asprino, a realização do quiz e das atividades da gincana demonstra o compromisso com a educação e o desenvolvimento dos adolescentes. “Ao envolver os jovens em desafios que exploram a história e a cultura das Olimpíadas e Paralimpíadas, proporcionamos uma oportunidade única de aprendizado e engajamento.”
“Estamos muito satisfeitos com o sucesso da iniciativa. As atividades enriqueceram a formação cultural e educacional dos jovens, fortaleceram o espírito de equipe e promoveram a competição saudável entre os centros. Essas ações demonstram nosso compromisso em oferecer oportunidades educativas que impactem positivamente o desenvolvimento dos adolescentes”, destacou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP