Adolescentes da Fundação CASA de São Paulo participam de oficina de cooperação focada no desenvolvimento pessoal
Atividade promove interação e aprendizado sobre convivência e autoestima entre os jovens em cumprimento de medida socioeducativa
Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Rio Tâmisa, localizada no Complexo do Brás, em São Paulo, participaram de uma Oficina de Cooperação, ministrada pela especialista Lúcia Fernanda, da COOPERART. O evento teve como foco a prática de Jogos Cooperativos, com o objetivo de promover a interação, a autoestima e a convivência saudável entre os participantes.
Os Jogos Cooperativos foram planejados para promover a autoestima dos adolescentes e a convivência em grupo, buscando prevenir problemas sociais antes que se tornem questões mais graves. A atividade ofereceu um ambiente seguro para os jovens aprenderem, de maneira lúdica, como solucionar desafios tanto no jogo quanto na vida cotidiana.
A oficina foi organizada pela agente educacional da unidade Érika dos Santos Jacob, com o apoio do coordenador pedagógico Sandro Medeiros. Durante a atividade, tanto os adolescentes quanto os servidores demonstraram grande envolvimento, realizando as atividades de forma participativa e ativa. As fotos registradas durante o evento refletem a satisfação e a descontração dos jovens, que se mostraram interessados e motivados ao longo da oficina.
Ao final da atividade, os adolescentes expressaram o desejo de participar de futuras oficinas, destacando a relevância da prática de cooperação em suas vidas. Esse entusiasmo reforça a importância de iniciativas como a de Lúcia Fernanda, que, de maneira genuína, abordou questões cruciais sobre a cooperação na sociedade e a resolução de conflitos de forma colaborativa.
“A participação dos adolescentes foi excepcional. Eles se envolveram de forma genuína nas atividades, e é muito gratificante ver o quanto eles se interessaram pela cooperação, como se importaram em trabalhar juntos para resolver os problemas do jogo. Esse tipo de atividade fortalece não apenas o aprendizado social, mas também contribui para a formação de uma rede de apoio dentro do ambiente socioeducativo”, afirmou Érika dos Santos Jacob, agente educacional do CASA Rio Tâmisa responsável pela oficina.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.