Adolescentes da Fundação CASA de São Bernardo do Campo exploram diversidade cultural em visita ao Museu da Imigração

Atividade amplia conhecimentos sobre imigração e valorização da diversidade étnica no Brasil; cinco jovens do CASA São Bernardo I realizaram a visita

 

Foto mostra cinco jovens de costas, vestindo uniforme azul, acompanhados de dois adultos, observando um painel do museu com foto de imigrantes e informações por escrito
Jovens conhecem as histórias dos diversos povos que chegaram ao país

Cinco adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA São Bernardo I, da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), participaram, no dia 30 de abril, de uma visita educativa ao Museu da Imigração, localizado na capital paulista. Acompanhados por servidores, os jovens conheceram as instalações do museu, incluindo a réplica da estação de trem e a exposição temporária “Brasileiros na Hospedaria”.

A atividade teve como objetivo promover o contato com a história da imigração de diversos povos para o Brasil, reforçando o entendimento sobre a miscigenação de raças e a importância da diversidade cultural que tornou o país acolhedor e multicultural.

Durante a visita, os adolescentes se conectaram com a trajetória dos imigrantes que chegaram ao Brasil ao longo dos séculos, compreendendo como esses fluxos populacionais contribuíram para a formação da identidade brasileira. A exposição temporária trouxe reflexões sobre as histórias pessoais dos imigrantes que passaram pela antiga Hospedaria do Brás, destacando as diferentes nacionalidades que se estabeleceram no país.

Foto mostra os cinco adolescentes em uma sala mais escura, sentados de costas e com óculos de realidade aumentada. Eles estão de frente para o painel com a foto de uma floresta e um indígena remando na canoa.
Museu oferece imersão visual e histórica para os adolescentes

Para Luis Carlos Benigno, coordenador pedagógico do CASA São Bernardo I, a atividade reforça o processo educativo dos adolescentes. “É fundamental que os jovens compreendam as raízes multiculturais do Brasil, valorizando as diferenças e reconhecendo como a diversidade contribui para nossa identidade social. Atividades como essa ajudam a ampliar a percepção sobre a realidade ao redor”, ressaltou.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, também destacou a relevância de iniciativas culturais no contexto socioeducativo. “Levar os adolescentes para conhecer espaços históricos e culturais é uma maneira de proporcionar reflexões significativas sobre nossa formação enquanto sociedade. A visita ao Museu da Imigração contribui para que os jovens entendam a importância da inclusão e do respeito às diferenças”, afirmou.

A experiência deixou os adolescentes impressionados, especialmente pela organização e pela riqueza histórica do museu. Ao final da visita, eles refletiram sobre a importância da convivência harmoniosa entre diferentes culturas, reforçando a ideia de que o Brasil é um país aberto a todos os povos e tradições.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

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