Adolescentes da Fundação CASA de Rio Preto mergulham no universo da programação e robótica no Instituto Federal de SP

Curso amplia perspectivas profissionais e pessoais de jovens em medida socioeducativa, oferecendo novas oportunidades para o futuro
Jovens da Fundação CASA explorando o mundo da programação e robótica, abrindo portas para novas oportunidades (Divulgação/FCASA)

Seis adolescentes da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de São José do Rio Preto deram um passo decisivo rumo ao futuro nesta quarta-feira (18/09), ao iniciarem o curso “Lógica de Programação com Arduino e Scratch”, promovido pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus São José do Rio Preto. Essa formação, que une tecnologia e inovação, oferece aos jovens a chance de explorar o universo da programação e da robótica, utilizando ferramentas avançadas para desenvolver soluções que podem ser aplicadas em diversas áreas do cotidiano.
A iniciativa faz parte de um projeto de extensão do IFSP, que visa aproximar o conhecimento acadêmico das necessidades sociais, e surge como uma oportunidade essencial para jovens em busca de novas perspectivas profissionais e de uma transformação pessoal significativa.
Para o diretor do CASA São José do Rio Preto, Alexandre de Assis Souza, o curso é um marco na vida dos adolescentes. “O contato com o mundo da tecnologia abre portas que esses jovens nem imaginavam. É uma oportunidade única de ressocialização e ampliação de horizontes, ao oferecer ferramentas que podem transformar suas vidas”, afirma.
Jovens da Fundação CASA ganham habilidades valiosas para o mercado de trabalho (Divulgação/FCASA)
Durante três meses, os alunos terão acesso ao campus do IFSP, participando semanalmente de aulas práticas e interativas. Sob a orientação da professora Luciene Cavalcanti, eles aprenderão a dominar o Arduino e o Scratch, tecnologias que desempenham um papel fundamental no futuro do trabalho.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou a importância de envolver os adolescentes em projetos que os preparem para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico. “Acreditamos na educação como um agente de transformação. Iniciativas como essa não só oferecem conhecimento, mas também esperança e novas possibilidades de futuro para esses jovens”.

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