Adolescentes da Fundação CASA de Ribeirão Preto celebram folclore brasileiro com apresentações culturais

Atividades valorizam cultura popular e incentivam desenvolvimento crítico dos jovens em medida socioeducativa

Jovens apresentaram cantigas folclóricas (Divulgação/FCASA)

Os jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Ribeirão Preto participaram, na última quinta-feira (05/09), de atividades organizadas pelos professores da escola vinculadora Sócrates Brasileiro, em referência ao folclore brasileiro. A programação contou com exposições de trabalhos, apresentações de cantigas e uma peça teatral, todas produzidas pelos adolescentes ao longo do mês de agosto.

A atividade destacou a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino, favorecendo o desenvolvimento crítico e a integração dos adolescentes. Segundo os educadores, essa abordagem proporciona um aprendizado mais significativo e desperta a motivação dos alunos, que, por meio de atividades diversificadas, puderam explorar e valorizar elementos da cultura popular brasileira. 

Desenhos elaborados pelos adolescentes (Divulgação/FCASA)

Durante o mês de preparação, os adolescentes foram incentivados a conhecer as tradições do folclore nacional, fortalecendo sua identidade cultural e contribuindo para a preservação das raízes culturais. “Esse tipo de projeto permite que nossos jovens se conectem com sua cultura e entendam a importância de preservar esses valores”, destacou o diretor do CASA Ribeirão Preto, Paulo Marcelo Fernandes, que também agradeceu o apoio da equipe do centro socioeducativo para a realização da atividade.

“A iniciativa reforça o nosso compromisso em promover atividades educacionais que vão além do conteúdo tradicional, estimulando o envolvimento dos adolescentes em práticas culturais e reflexivas”, afirmou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP