Adolescentes da Fundação CASA de Praia Grande mergulham na história e técnicas do preparo do café em Santos

Em visita ao Museu do Café, jovens realizam curso de barista e aprendem sobre a preparação de bebidas frias e quentes
 
Jovens aprenderam sobre as diferentes classificações de grãos (Divulgação/FCASA)

Cinco jovens da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Praia Grande I participaram, na última terça-feira (24/09), de uma visita ao Museu do Café, em Santos, onde tiveram a oportunidade de conhecer a história do café no Brasil e aprimorar habilidades relacionadas ao preparo da bebida. Durante a atividade, guiada por profissionais especializados, eles aprenderam sobre as diferentes classificações dos grãos, técnicas de torrefação e o impacto do armazenamento na qualidade do café.
 
Além de explorar a estrutura do museu, com destaque para vitrais históricos e obras de arte, os adolescentes puderam manusear diferentes tipos de grãos e entender os cuidados necessários para preparar um café de qualidade. Foram instruídos sobre a importância de utilizar água não fervente para preservar as propriedades do grão e evitar o uso de açúcar, a fim de manter o aroma e o sabor naturais da bebida.
 
A visita incluiu também a participação em um curso prático, no qual os adolescentes aprenderam técnicas de barismo, como a preparação de cafés puros, gelados, ao leite e outras variedades. Acompanhados por baristas, os participantes receberam orientações sobre a criação de enfeites com espuma de leite e desenhos decorativos, além de degustarem cafés artesanais e lanches típicos, como pão de queijo.
Jovens conhecem a história do café no Brasil (Divulgação/FCASA)
 
“Essa experiência foi única para os adolescentes, que, apesar de serem da região, nunca haviam visitado o museu. A atividade despertou neles o interesse pelo mercado de baristas, que está em constante crescimento”, afirmou o diretor do CASA Praia Grande I, Paulo Pereira de Sá.
 
“Essa iniciativa é fundamental para mostrar novas possibilidades profissionais aos adolescentes. A valorização do aprendizado e da técnica abre caminhos para o futuro, além de fomentar o respeito e a responsabilidade no trabalho”, destacou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

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