Adolescentes da Fundação CASA de Guarujá encerram férias com atividades educativas
Parcerias com a USP, Conselho Municipal de Juventude e outros colaboradores proporcionam aprendizado e conscientização

Durante o mês de janeiro, os adolescentes da Fundação CASA Guarujá participaram de uma série de atividades que ampliaram seus conhecimentos e estimularam a reflexão sobre temas importantes. Com o apoio de diversos parceiros, as ações proporcionaram aprendizado prático e debates enriquecedores.
A Estação Ciência, centro de divulgação científica da USP, promoveu uma oficina sobre réplicas de fósseis, explorando a origem da humanidade. A atividade permitiu que os jovens se conectassem, de forma prática e envolvente, com a história da evolução humana.
Em parceria com o Conselho Municipal de Juventude do Guarujá e a empresária e estudante de direito Jhuliana Martins, foram realizadas oficinas sobre os direitos e deveres dos adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Essas atividades ajudam os jovens a tomarem decisões mais conscientes, compreendendo seus direitos e responsabilidades para um futuro melhor”, afirmou a coordenadora pedagógica do CASA Guarujá, Carolina Souza Brito.
Além disso, a defensora pública Denise Melo Salazar conduziu um encontro esclarecedor sobre a importância da Defensoria Pública, orientando os jovens sobre como buscar apoio legal quando necessário.
No contexto da saúde mental, profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Santos e estudantes de psicologia promoveram atividades da campanha nacional “Janeiro Branco”, voltada à conscientização sobre saúde mental e emocional. “É fundamental que os jovens possam falar sobre suas emoções e aprender a cuidar do seu bem-estar psicológico, um aspecto essencial para uma vida equilibrada”, enfatizou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.