Adolescentes da Fundação CASA de Diadema visitam fábrica da Natura, em Cajamar

Atividade integra projeto “Momento SPA: Bem-estar Bem”, do CASA Feminino Diadema, que promove autoestima e cuidado com o corpo

 

Foto mostra o ambiente interno da fábrica, numa sala espaçosa, com uma grande prateleira repleta de vidros com os produtos da empresa, No centro inferior da imagem há uma espécie de escultura formada por pedras. Em frente à prateleira, há dois totens com produtos da empresa, sendo que entre eles estão três adolescentes do CASA Feminino Diadema, que vestem uniforme cor de rosa
Jovens observam a variedade dos produtos expostos da empresa

As adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Diadema Feminino, da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), tiveram uma experiência transformadora ao visitarem a fábrica da Natura, em Cajamar, como parte do projeto “Momento SPA: Bem-estar Bem”, no fim do mês de abril.

A atividade teve como objetivo promover o cuidado com o corpo e fortalecer a autoestima das jovens, proporcionando vivências que incentivem o autocuidado. Durante a visita, as adolescentes puderam conhecer o funcionamento da fábrica e compreender a importância do cuidado pessoal.

A experiência incluiu demonstrações práticas sobre a fabricação de cosméticos e perfumes, além de um momento especial de beleza: as jovens foram maquiadas por uma profissional e tiveram contato com diversas fragrâncias de perfumes, cremes corporais e óleos aromáticos. Além disso, cada uma recebeu um kit com produtos de autocuidado ao final da visita, reforçando a mensagem de valorização pessoal.

Foto mostra ambiente interno da empresa utilizado para demonstração dos produtos e maquiagem. Há diversas prateleiras, gavetas e fotos publicitárias de divulgação. Ao centro da imagem, em uma mesa com espelho e produtos de maquiagem, uma jovem do CASA Diadema está sentada enquanto uma profissional, uma mulher de cabelos ondulados, passa maquiagem em seu rosto
Jovens também passaram por momento de bem-estar com maquiagem profissional

Segundo o diretor do CASA Diadema, Rodinei Cruz, a atividade contribui diretamente para a valorização das adolescentes. “Essas vivências ajudam as jovens a resgatar a confiança em si mesmas e a perceberem o valor do autocuidado como parte de seu processo de desenvolvimento pessoal. É importante que elas sintam que podem cuidar de si e construir um futuro com mais possibilidades”, afirma.

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a visita representa mais do que um momento de descontração. “Queremos que essas adolescentes entendam que cuidar de si também é uma forma de se preparar para os desafios do futuro. Quando promovemos atividades que valorizam o autocuidado e a autoestima, estamos contribuindo para que elas se sintam mais fortes e capazes de construir novas trajetórias”, destaca.

As adolescentes se mostraram impressionadas com a organização da fábrica e com o cuidado que a Natura tem com os colaboradores, especialmente em relação ao meio ambiente. A experiência proporcionou momentos de troca e reflexão, incentivando as jovens a valorizarem o cuidado consigo mesmas como parte fundamental do processo de ressocialização. A expectativa é ampliar essas ações para outras unidades, promovendo oportunidades que inspirem o desenvolvimento pessoal e social das adolescentes.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP