Iniciativa amplia conhecimento sobre o mercado de trabalho em grandes empresas, incentivando o desenvolvimento profissional dos jovens que têm se capacitado nos centros da Instituição
Vinte e três jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) nas unidades de Franco da Rocha (Tapajós e Novo Tempo), Cerqueira César (feminino) e Sorocaba III participaram de uma visita à fábrica da Natura em Cajamar, nos dias 7, 11 e 13 de novembro, respectivamente. A experiência teve como objetivo oferecer uma visão prática do mercado de trabalho no setor de cosméticos e perfumaria, reforçando as capacitações profissionais desses adolescentes.
Organizada pela Gerência de Educação Profissional (GEP) da Fundação CASA, a visita complementou o conteúdo dos mais de 60 cursos oferecidos nas unidades, que incluem capacitações como Noções Básicas de Organização e Eventos, Auxiliar de Segurança do Trabalho, Introdução à Logística de Transportes, Rotinas Básicas de Escritório, Assistente Contábil, Atendimento e Recepção, entre outros.
A gerente da GEP, Cristina Lumiko Nakasone Watanabe, destacou a relevância dessa oportunidade para os adolescentes. “Para os alunos do curso de Logística, será uma chance de vivenciar a rotina do setor. Já os jovens de Empreendedorismo terão uma visão mais ampla sobre a dinâmica de uma grande empresa,” explica.
Os cursos de capacitação profissional na Fundação CASA são oferecidos em parceria com instituições especializadas, como Senac e Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), e abrangem áreas diversas como logística, tecnologia e empreendedorismo, desenvolvendo tanto habilidades práticas quanto conhecimentos técnicos. Além de preparar para o mercado de trabalho, essas formações visam fortalecer a autoestima dos adolescentes, incentivando a autonomia e a inclusão social, fatores essenciais para a ressocialização.
Esta será a primeira vez que jovens da Fundação CASA visitarão a fábrica da Natura, com expectativa de expandir essa atividade para mais centros no futuro. “Queremos proporcionar aos adolescentes experiências que os inspirem a se dedicar cada vez mais aos estudos e ao desenvolvimento profissional, ampliando suas perspectivas de futuro,” afirma a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Compartilhe esta notícia: