Adolescente do CASA Rio Preto vence III Torneio de Damas On-line da Fundação CASA

Centro é bicampeão e conquistou cinco das dez primeiras colocações dentre cerca de 240 jovens de 82 centros participantes

Um adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA São José do Rio Preto venceu nesta sexta-feira (31) o III Torneio Estadual de Damas On-line da Fundação CASA. Pelo segundo ano consecutivo, o CASA é campeão estadual.

O centro socioeducativo do interior paulista, representante da Divisão Regional Oeste (DRO), ainda conquistou outras quatro das dez primeiras colocações do Torneio – 2º, 3º, 6º e 10º lugares – dentre os cerca de 240 adolescentes, de ambos os sexos, de 82 centros socioeducativos que competiram.

As partidas foram disputadas por meio da plataforma gratuita http://lidraughts.org, com os jovens acessando a partir de computadores conectados à internet nos próprios centros.

Entre os dez primeiros colocados que receberam medalhas de premiação, nove são jovens em internação ou internação provisória de centros socioeducativos da DRO: CASA Irapuru II, em Irapuru, com 4ª e 9ª colocações; CASA Vitória Régia, em Lins, com o 7º lugar; e CASA Rio Dourado, também em Lins, com a 8ª colocação.

Apenas um jovem em internação no CASA Manacá da Serra, em Franco da Rocha, quebrou a hegemonia, ficando em 5º lugar. O adolescentes representou a Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC).

Não houve separação por gênero ou categorização de modalidade. As disputas, aliás, foram similares ao sistema suíço, utilizado no xadrez, em que o número de partidas foi pré-estabelecido de acordo com o número de participantes.

“O jogo de tabuleiro on-line auxilia pedagogicamente para o adolescente desenvolver o raciocínio rápido e lógico”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. “Realizar um torneio on-line é um meio de utilizarmos as tecnologias e colaborar na integração social e comunitárias desses jovens”, completa.

De acordo com a supervisora Eliana Rodrigues de Oliveira, supervisora da DRO responsável por organizar e orientar as equipes dos centros socioeducativos nas competições esportivas regionais e estadual, o resultado é fruto da dedicação dos adolescentes e dos servidores.

“No congresso técnico incentivamos os profissionais dos centros a fazerem seletivas internas, levando os classificados para a etapa regional e, depois, selecionando aqueles com melhor desempenho para a etapa estadual”, explica a supervisora. “Não houve segredo, mas dedicação, com treinos nos centros de atendimento conforme a realidade e agenda pedagógica de cada um”, acrescenta.

Os adolescentes participantes se encontram em atendimento em 78 centros socioeducativos masculinos e quatro femininos, localizados em 40 municípios paulistas. Todas as oito divisões regionais da Fundação CASA, responsáveis por supervisionar os centros de atendimento, foram representadas, após realizarem seletivas nas etapas regionais.

Foram adolescentes das cidades de São Paulo, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Franco da Rocha, Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, Atibaia, Campinas, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Sorocaba, Bauru, Botucatu, Itapetininga, Iaras, Cerqueira César, Araçatuba, Lins, Marília, Presidente Bernardes, Irapuru, São José do Rio Preto, Mirassol, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Taquaritinga, Franca, São Carlos, Araraquara, São Vicente, Guarujá e Peruíbe.

As regras oficiais utilizadas no Torneio foram da Confederação Brasileira de Jogo de Damas. Profissionais de Educação Física da Fundação CASA acompanharam os adolescentes durante as partidas. A etapa estadual da 3ª edição do Torneio foi organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA.