Adolescente da Fundação CASA de Santo André cantará música autoral em seminário da USP, em 29 de agosto

Canção foi composta por jovem durante oficinas de leitura realizadas na biblioteca do CASA Santo André II; outros quatro adolescentes da unidade também estarão no evento e terão a oportunidade de conhecer a universidade

Pedro (nome fictício), um adolescente de 17 anos que cumpre medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Santo André II, apresentará uma canção autoral que compôs durante as oficinas de leitura na biblioteca da unidade na abertura do “Seminário de Pedagogia Social: uma Educação para a Diversidade”, promovido pela Universidade de São Paulo (USP). O evento ocorrerá de 29 a 31 de agosto, na capital. A performance de Pedro, marcada para às 10h do dia 29, será acompanhada por outros quatro adolescentes da mesma unidade, que também terão a oportunidade de conhecer a universidade.

Convidado por Márcio Masella, vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), o jovem, que já se apresentou na final do Torneio Estadual de Handebol da Fundação CASA (https://www.instagram.com/reel/C85Cnz7PD6T/) em junho, e também para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, durante sua visita ao centro socioeducativo (https://www.instagram.com/reel/C9x1d3ZPY-T/), o jovem Pedro relata que tem esperança de sair um novo jovem da Fundação CASA. “Eu compus essa música com base na minha fé e na mudança de vida para mim. Tenho me esforçado para cumprir a minha medida de forma adequada e tenho aprendido muito, e meu grande sonho é continuar compondo profissionalmente”, diz ele.

O diretor do CASA Santo André II, André Luiz Martins Barboza, ressalta que, apesar de vir de uma família em situação de vulnerabilidade, Pedro se destaca por ser um adolescente gentil, que mantém boas relações e laços de confiança com todos os funcionários da unidade. “Pedro é um frequentador assíduo da biblioteca, onde participa das oficinas de leitura, e seu comportamento exemplar o tornou uma referência de mudança para nós. Ao percebermos seu talento para a música, disponibilizamos um computador para que ele pudesse criar suas próprias canções, batidas e melodias. Muitos jovens, quando deixam a unidade, nos deixam com saudade e orgulho, e estou certo de que Pedro será um deles”, afirma o diretor. Ele acrescenta que Pedro e os outros quatro adolescentes que participarão do evento foram escolhidos por seu bom comportamento e pelo desejo genuíno de transformar suas vidas.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, também ressalta a relevância da iniciativa: “Ver um jovem da Fundação CASA participando de um evento de grande importância como este demonstra o impacto positivo que o nosso trabalho pode ter. É fundamental que continuemos a oferecer oportunidades que inspirem e motivem esses adolescentes a explorar todo o seu potencial.”

O evento reunirá especialistas para discutir metodologias inovadoras em pedagogia social e socioeducação, explorando temas como a educação em centros socioeducativos, a profissão de educador social e a diversidade na pedagogia social. Esses tópicos estão alinhados com o trabalho da Fundação CASA, reconhecida como referência na ressocialização de jovens que cometeram atos infracionais. Além disso, o seminário prestará uma homenagem ao professor e pesquisador Roberto da Silva, livre-docente da Faculdade de Educação da USP, falecido em 2023, e amplamente respeitado por sua defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Mais informações no site da USP (https://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=7287).

SERVIÇO
Apresentação de jovem da Fundação CASA no ‘Seminário de Pedagogia Social: uma Educação para a Diversidade’ da USP
Data: 29 de agosto.
Hora: 10h.
Local: Auditório da Faculdade de Educação da USP – Bloco B da Faculdade. Av. da Universidade, nº 308 – Cidade Universitária, São Paulo – SP.
Jornalistas interessados em acompanhar a apresentação do jovem da Fundação CASA devem entrar em contato pelo e-mail imprensa@fundacaocasa.sp.gov.br.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP