Absenteísmo: Fundação CASA alcança redução de 31% no número de ausências

Dados da Comissão de Enfrentamento destacam ainda que os números de faltas injustificadas, faltas justificadas e perspectivas de abandono estão acima da meta para o ano, que era de 16.219 ausências

 

A Comissão de Enfrentamento ao Absenteísmo da Fundação CASA, responsável pela campanha “Faça a diferença. Faça diferente”, divulgou nesta segunda-feira (19/12) que a instituição obteve uma queda de 31% no absenteísmo, se comparado ao mês de dezembro de 2022.

Naquele ano, a Fundação CASA registrou, ao total, 23.171 faltas injustificadas e justificadas, assim como situações que ensejavam a perspectiva de abandono.

Neste ano, em novembro de 2023, a Fundação registrou 15.477 ausências, número que está acima da meta da instituição para este ano, que era de 16.219.

Para 2024, o objetivo do Programa de Enfrentamento ao Absenteísmo é reduzir pela metade – ou seja, 50% – o número de faltas injustificadas, faltas justificadas e perspectivas de abandono quando comparado do índice registrado em 2022.

O presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, destaca a importância do programa. “Esse é o menor índice de absenteísmo dos últimos anos. Mas, resultados como esse não são conquistados sozinhos, eles são frutos de um esforço coletivo. São os servidores que decidiram fazer a diferença, que compareceram, e que estão buscando melhorar sempre”, destacou.

De acordo com o coordenador do Programa, o assessor da presidência, Luiz Santini, graças à união de todos, a meta para 2023 foi ultrapassada. “Esse resultado só foi possível devido à soma dos esforços das Divisões Regionais, dos centros de atendimento e dos membros da Comissão de Enfrentamento ao Absenteísmo, que representam todas as áreas da Fundação CASA”, concluiu.

Por que combater o absenteísmo?

A redução do absenteísmo é um indicador importantíssimo a nível organizacional.

Na Fundação CASA, em 2022, o custo das ausências de servidores, estimado pelo DRH, considerando apenas a folha de pagamento e encargos, foi de 55 milhões de reais.

Se forem incluídas outras despesas, como horas extras e planos de saúde, esse valor passa a ser de 75 milhões. Isso é equivalente à força de trabalho de 10 mil servidores durante 30 dias.

Outro ponto essencial do combate ao absenteísmo é com impacto no cotidiano dos adolescentes, com melhorias, como continuidade e qualidade no cotidiano da medida socioeducativa.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP