Abril Verde: Fundação CASA reforça a importância da segurança e saúde no trabalho

SIPAT e atuação das CIPAs fortalecem a conscientização e a cultura de prevenção para todos os colaboradores

 

Imagem traz um fundo degradê de verde, preto e branco, tendo ao centro um homem vestindo um colete verde de segurança do trabalho, olhando para um capacete branco, do qual saem flores iluminadas. Ao lado do homem, em letras grandes, está a mensagem Abril Verde: saúde e segurança do trabalho
Campanha interna promovida pela Fundação CASA

O mês de abril é marcado por importantes reflexões sobre a segurança e saúde no ambiente de trabalho no Brasil. No dia 28, celebram-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, datas que impulsionam o movimento Abril Verde. Essa iniciativa visa a sensibilizar empresas e trabalhadores sobre a necessidade de implementar medidas que garantam ambientes laborais mais seguros e saudáveis.

Os dados recentes evidenciam a urgência de reforçar as práticas de segurança no trabalho. Em 2023, o Brasil registrou 2.888 acidentes de trabalho fatais, com 373 ocorrências apenas no estado de São Paulo, segundo dados do sistema eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Entre 2016 e 2022, foram contabilizadas 15,9 mil mortes decorrentes de acidentes laborais no país, representando um aumento de 25,4% no período. Além disso, levantamento do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho mostram que, em 2022, o número total de acidentes de trabalho notificados foi de 612 mil, afetando significativamente setores como o da saúde, que concentrou 10% das notificações feitas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na Fundação CASA, onde os profissionais enfrentam desafios diários no atendimento socioeducativo, a segurança no trabalho é uma prioridade constante. A implementação de políticas eficazes de prevenção não apenas reduz os riscos de acidentes, mas também promove o bem-estar dos colaboradores e reforça a responsabilidade social da instituição.

Dentro desse contexto, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) desempenha um papel crucial na disseminação de uma cultura preventiva. Durante a SIPAT, são realizadas diversas atividades, palestras e treinamentos voltados para a prevenção de acidentes e para a conscientização dos funcionários em relação à segurança no ambiente de trabalho.

Além disso, a atuação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAs) é fundamental. Formadas por colaboradores eleitos e indicados, as CIPAs têm como objetivo identificar riscos no ambiente de trabalho e elaborar planos de ação para mitigá-los. 

“Nosso compromisso com a segurança vai além das normas. Queremos que cada colaborador tenha a certeza de que seu bem-estar é uma prioridade, e para isso investimos em conscientização e medidas preventivas contínuas”, reforça Clayton​ Moraes, Gerente da Gerência de Medicina e Segurança no Trabalho (GMST) da Fundação CASA.

Ao aderir ao Abril Verde, a Fundação CASA reafirma seu compromisso com a saúde e a segurança de seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e alinhado aos princípios da socioeducação. Através de iniciativas como a SIPAT e o fortalecimento das CIPAs, a instituição busca não apenas cumprir com as normativas vigentes, mas também criar uma cultura organizacional que valoriza a vida e o bem-estar de todos os seus profissionais.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP