367 jovens da Fundação CASA prestam o Enem PPL

Provas acontecem na próxima semana, nos dias 10 e 11/01; Número de inscritos é 31% superior à edição 2021

Um grupo de 367 adolescentes que cumprem ou cumpriram medida socioeducativa de internação em 88 centros da Fundação CASA, localizados em 40 municípios paulistas, estão inscritos para prestar na próxima semana as provas da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL).

As provas serão aplicadas na terça (10), a partir das 12h30, e quarta (11), a partir das 13h15. O número de jovens inscritos em 2022 foi 31% maior do que a edição de 2021, cujas provas aconteceram em janeiro de 2022. Naquela ocasião, foram inscritos 280 adolescentes que cursavam a 3ª série do Ensino Médio ou tinham concluído a etapa do Ensino Básico.

O Enem PPL é uma versão do Exame Nacional do Ensino Médio destinada a pessoas privadas de liberdade, sejam adultos do sistema prisional sejam adolescentes em medida socioeducativa de internação.

O nível de dificuldade das provas é o mesmo do Enem geral e as notas podem ser utilizadas para concorrer a processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (ProUni).

No primeiro dia, os adolescente responderão a questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de elaborar a redação. Para isso, terão até cinco horas e 30 minutos.

Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com cinco horas de duração.

Embora a aplicação ocorra no centro socioeducativo da Fundação CASA onde o jovem foi inscrito, ela está a cargo de profissionais contratados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Exame.

Educação na CASA

Na Fundação CASA, a educação escolar é realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, seguindo conteúdo programático, calendário e material didático da rede pública estadual.

A preparação para o Enem PPL ocorre principalmente no período da aula, embora a equipe pedagógica de cada centro socioeducativo tenha autonomia para aplicar atividades de preparação extra, com auxílio de pedagogos ou agentes educacionais da própria Fundação.

Para a edição 2022, os adolescentes da Fundação CASA contaram com apoio adicional da Aprendendo Livre, uma plataforma digital de educação a distância, com conteúdos e aulas preparatórias para o Enem. A iniciativa resultou de uma parceria, em 2022, entre a Fundação CASA e a Open Green Road, empresa chilena responsável pela plataforma.