31 anos do ECA: Fundação CASA entrevista egresso que se tornou artista

Fernando Tchon ficou internado em 2017; bate-papo acontece nesta sexta (30), às 16h, em celebração ao mês de aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente

Um talento em fazer rir, observado pela equipe de referência durante a internação no CASA Diadema, em 2017, se tornou o caminho dos estudos e profissional do ator Fernando Tchon, nome artístico de Fernando da Silva Soares. Hoje o jovem de 20 anos também atua como palhaço profissional, formado pela Formação para Jovens Palhaços do Doutores da Alegria.

Para discutir como passar pela medida socioeducativa foi crucial para a mudança da sua trajetória, a Fundação CASA promove uma entrevista nesta sexta-feira (30), às 16h, com o egresso, celebrando o mês de aniversário dos 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A transmissão é pelo canal da Fundação CASA no YouTube. O bate-papo ocorre a partir da Sede da Fundação, na cidade de São Paulo.

O evento é uma iniciativa da Chefia de Gabinete, da Superintendência de Saúde e da Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS) da Instituição. A proposta fecha também os debates da I Semana de Práticas Restaurativas da Fundação CASA, evento também organizado pela Superintendência de Saúde, a AEPS e a Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA).

Entre os entrevistadores estão a gerente de Saúde, Natache de Oliveira, e o gerente de Arte, Cultura e Educação Profissionalizante, Wellington Araújo.

“A história do Fernando mostra que, apesar de a medida socioeducativa ser sancionatória, para muitos adolescentes se torna a possibilidade de acesso a serviços públicos que não tiveram antes de cometer o ato infracional”, avalia a superintendente de Saúde, Andrea Thomaz de Almeida.

Entre internação e semiliberdade, o ator cumpriu cerca de um ano de medida socioeducativa nos centros da Fundação no município de Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo. Foi durante a semiliberdade que iniciou a Formação no Doutores da Alegria e continua até hoje os estudos nas artes cênicas.

De dezembro de 2019 e a maio de 2020, Fernando Tchon ministrou oficinas de palhaçaria para os adolescentes em internação no CASA Diadema, além de organizar rodas de conversa sobre masculinidades e o sistema carcerário.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069), foi promulgado em 13 de julho de 1990 e, em 2021, completa 31 anos de vigência. A lei regulamentou o artigo 227 e seguintes da Constituição Federal, que inseriram na Carta Magna de 1988 direitos a todas as pessoas com menos de 18 anos de idade.