Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 29/09/2020 13:06:17

Palestrante abordou formas de assédio e orientou servidores

Com orientações sobre as principais formas de assédio, como intimidação e bullying, a advogada Ivanira Pancheri, que atua na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) e é co-autora de um livro sobre Assédio Laboral, participou nesta terça-feira (29/09), do webinar promovido pela Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA).

Assista à integra do webinar no YouTube

Em sua fala, a advogada orientou os servidores sobre a importância de identificar os principais sinais desse tipo de situação, que podem causar graves sequelas às vítimas, como distúrbios psíquicos e fisiológicos. “Posso falar por horas quais são as formas em que os assédios acontecem, pois existem muitas modalidades, desde aqueles que destroem a autoestima a até os ocorrem para se obter vantagens, financeiras e até mesmo sexuais”, comentou.

A palestrante trouxe ainda um breve perfil psicológico. “Para os estudiosos, os assediadores podem ser desde indivíduos medíocres, que assediam por temerem as qualidades de suas vítimas, a verdadeiros psicopatas”, explicou.

A transmissão do webinar ocorreu por meio do Microsoft Teams, plataforma acessível dentro e fora da rede da Fundação CASA, e teve uma hora e meia de duração.

Os servidores também puderam participar dos debates e tiveram seus questionamentos respondidos pela profissional.

Ivanira, que atua na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP), aborda o universo do assédio moral, mostrando a definição, as modalidades, suas formas de manifestação, o perfil do(a) assediador(a), as repercussões sobre a saúde do trabalhador e as políticas públicas existentes para se enfrentar a problemática.

A advogada é graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o mestrado em Direito Processual Penal e o doutorado em Direito, com tema ligado à biopirataria.