Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 07/01/2011 09:50:50

A tradição consiste na visitação de casas e simboliza a passagem bíblica em que Jesus foi visitado pelos três Reis Magos

  

REISUma tradição católica comemorada em várias partes do mundo, a Folia de Reis tornou-se uma importante manifestação cultural em diversas regiões do Brasil. Na unidade de Semiliberdade de Bauru, os 17 adolescentes que cumprem medida socioeducativa tiveram a oportunidade de ver uma apresentação de um grupo local, na última terça-feira (4 de janeiro).

 

O grupo, chamado de Folia de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, como tambores, reco-reco, flauta, rabeca, viola e acordeão. Além dos músicos instrumentistas e cantores, dançarinos e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas também integram o elenco, que realiza a visitação de casas, desde o final de dezembro até o dia de Reis, em 06 de janeiro.

 

Segundo o diretor da US Bauru, Eder Trindade, o Folia de Reis, antes de iniciar a apresentação, explicou aos adolescentes a origem dessa manifestação cultural, que simboliza a passagem bíblica em que Jesus foi visitado pelos três Reis Magos – Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser reverenciados como santos desde o século VIII (8). “Avaliamos ter sido enriquecedora esta oportunidade, pois valoriza nossas tradições e possibilita aos jovens maior conhecimento acerca da nossa cultura”, disse Eder.