Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 11/01/2011 11:55:08

Atividades culturais e lúdicas foram desenvolvidas pela Superintendência Pedagógica; cada unidade realiza também sua própria programação

Workshops, saraus e apresentações culturais. Essas são apenas algumas das atividades desenvolvidas pela Gerência de Arte e Cultura da Fundação CASA em todas as unidades da instituição. Com o fim do ano letivo e início das férias, diversos eventos vêm sendo realizados desde o final de dezembro e se estendem até o dia seis do próximo mês. Quatro dias depois, em 10 de fevereiro, as aulas do ensino formal serão retomadas, e a rotina voltará ao normal.

Na Divisão Regional Metropolitana Leste 1 (DRM-II), apresentações teatrais e de dança e workshops de literatura, literatura de cordel, mágica e grafite fazem parte da programação - comum a diversas unidades, como CASAs Cereja I e II, Guaianazes I e II, Itaquera, Fazenda do Carmo, Encosta Norte, Vila Conceição, Chiquinha Gonzaga e Taipas. Algumas unidades contarão ainda com atividades específicas. Na CASA Guaianazes I, por exemplo, haverá encontro com editor de livros de histórias em quadrinhos (21 de janeiro, às 14h).

Na CASA Itaquera, os adolescentes assistirão a sessões de filmes com convidados (19, 20 e 21 de janeiro, às 14h). Na Fazenda do Carmo, os jovens participarão da pintura do muro em frente à unidade (13 e 14 de janeiro, às 14h), e nas unidades de internação femininas Chiquinha Gonzaga e Taipas, haverá o Feminarte, evento que envolve sarau de poesia, literatura e discussões sobre questões de gênero.

Na Divisão Regional Metropolitana Norte (DRM-V), serão realizados workshops de poesia e música em todas as unidades, além de rodas de capoeira e apresentações de street dance em boa parte delas. Na CASA Itaquá, haverá ainda workshop com artista plástico (11 de janeiro, às 14 h), e, nas CASAs Belém (14 de janeiro, às 16h) e Vila Guilherme (14 de janeiro, às 14h), workshop de palhaço, dentre outros.

Nas CASAs Três Rios, Rio Novo, Bauru, Araçatuba e Araçá, haverá uma programação comum a estas unidades: encenação teatral da peça Pavão Misterioso, contação de estórias, performances circenses e apresentação de street dance. Nas unidades Tamoios e Jacareí, serão realizados workshops de música com DJ e de capoeira. Já a CASA Guarulhos I, contará com workshops de DJ e de fantoche, e na Maestro Carlos Gomes e CASA Campinas, workshop de comunicação.

Algumas unidades da Divisão Regional Norte (DRN) também terão programação em comum: oficinas de circo e de hip hop nas CASAs Ribeirão Preto, Rio Pardo, Ouro Verde, Sertãozinho, Araraquara e São Carlos. As UI´s Ribeirão Preto, Rio Pardo, Ouro Verde e Sertãozinho serão contempladas ainda com apresentações do Gran Circo Internazionale, com o Grupo Zibaldoni, e as unidades de São Carlos e Araraquara receberão a apresentação da peça de teatro Pavão Misterioso.

A superintende pedagógica da Fundação CASA, Marisa Fortunato, que coordenou a elaboração da programação, explica que estas atividades têm o objetivo de preencher os horários que, durante o período letivo, eram destinados às aulas do ensino formal. Além disso, possibilita aos adolescentes participarem de atividades que normalmente não são desenvolvidas no dia-a-dia da instituição. “Pretendemos tornar mais lúdico esse espaço, uma vez que os jovens estão de férias”, afirma. “As atividades esportivas e culturais têm papel fundamental no desenvolvimento dos adolescentes”.

Outro objetivo da programação especial é possibilitar aos jovens vivenciarem uma rotina diferente, como se eles estivessem fora de uma instituição de internação. “Procuramos aproximar ao máximo da realidade lá fora, para que eles entendam que é um período de férias e que, nesse momento, muda a rotina”, diz.

Marisa ressalta ainda que, além das atividades propostas pela superintendência, cada unidade pode realizar suas próprias atividades, o que, de fato, vem ocorrendo. Na CASA São Carlos, por exemplo, os 52 adolescentes participam diariamente de atividades esportivas, lúdicas e oficinas diversas, além de realizarem visitas a museus e fazendas históricas da região.

A superintendente pedagógica esclarece que não foi elaborada programação específica pela Gerência de Esportes, pois ainda em janeiro será realizada a VII Copa de Futebol da CASA. Marisa destaca também que, na segunda-feira (17 de janeiro), terão início os cursos de educação profissional, ocupando assim boa parte do tempo dos adolescentes até o reinício das aulas.