Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 22/08/2016 16:52:16

Programa de Formação Inicial - PFI

O Programa de Formação Inicial - PFI visa atender às demandas de formação dos servidores da FCASA - ingressantes oriundos de concurso público, equipes que integram os novos Centros de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), profissionais afastados pelo INSS (ativos e reabilitados) e parceiros, por meio de cursos, oficinas e outras ações de formação. As principais ações do PFI são a Formação Inicial de Ingressantes, a Capacitação Introdutória dos Novos CASA e as Oficinas do Programa De Volta para CASA.

O curso de Formação Inicial de Ingressantes é uma ação articulada entre a Escola para Formação e Capacitação Profissional (EFCP) e diversos setores da FCASA, contemplando a Diretoria Administrativa, representada pela Divisão de Recursos Humanos, a Diretoria Técnica (Núcleo de Produção de Informações Estratégicas - Nuprie e Superintendências de Saúde, Pedagógica e de Segurança e Disciplina), a Ouvidoria e a Corregedoria. O curso é dividido em Módulo Básico – Fundamentos do Atendimento Socioeducativo e Módulo Específico – Parâmetros e Procedimentos do Atendimento Socioeducativo.

A Capacitação Introdutória dos Novos CASA é destinada aos servidores da FCASA e parceiros das organizações não governamentais conveniadas, na gestão compartilhada. Visa à composição da equipe de trabalho que irá atuar nos novos centros de atendimento inicial, internação provisória, internação e semiliberdade da FCASA. É uma ação articulada entre a Escola para Formação e Capacitação Profissional (EFCP) e as Divisões Regionais da Diretoria Técnica (DT).

As Oficinas do Programa De Volta para CASA visam, por meio do processo educativo contínuo e interdisciplinar, contribuir para o retorno ao trabalho de servidores ativos e em processo de reabilitação, após afastamento pelo INSS. Esta ação é desenvolvida pela Escola para Formação e Capacitação Profissional (EFCP) em parceria com a Gerência de Medicina e Segurança do Trabalho (GMST) da Superintendência de Saúde, responsável pela coordenação do Programa De Volta para CASA.