Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 22/08/2016 17:01:09

 

Programa de Desenvolvimento Técnico Científico (PDTC)

O Programa de Desenvolvimento Técnico Científico (PDTC), vinculado ao Centro de Pesquisa e Documentação (CPDoc), tem por objetivo a organização das ações direcionadas à pesquisa e produção acadêmica, por meio da sistematização e ampliação do acervo institucional e do desenvolvimento de atividades acadêmicas.
A proposta do PDTC envolve a atuação conjunta de diferentes atores dentro da instituição e busca trabalhar com os servidores a importância da preservação e conservação da memória institucional, a partir do resgate da história e da memória individual, profissional e coletiva. Este programa contempla as seguintes ações: Pesquisa Acadêmica, Projeto Oralidade e Memória, Ciclo de Palestras e CASA em Revista.

A Pesquisa Acadêmica busca fomentar a construção e apropriação de saberes acerca das demandas apresentadas na execução das medidas socioeducativas, por meio de ações que visam implementar e estimular o desenvolvimento de pesquisas e produção acadêmica junto aos servidores, pesquisadores, instituições governamentais e não governamentais que se interessem em realizar estudos no âmbito da FCASA. Trazer contribuições importantes e de interesse da instituição, de relevância social para o avanço do conhecimento, relacionado à adolescência e às medidas socioeducativas, bem como estabelecer meios de divulgação das pesquisas e trabalhos acadêmicos. A realização de pesquisas no âmbito da FCasa está normatizada pela Portaria Normativa nº 155/2008.

O Projeto Oralidade e Memória visa auxiliar na formação dos Fundos de Arquivo do acervo institucional, a partir de relatos de memórias dos servidores que contribuíram e contribuem para compor uma dada história da FCASA.

O Ciclo de Palestras visa proporcionar a troca de conhecimentos e saberes sobre temas relacionados à adolescência e medidas socioeducativas, contribuindo com processos de formação continuada dos profissionais. A cada semestre uma temática é abordada, por meio de palestras proferidas por especialistas.

A CASA em Revista é uma publicação semestral da Fundação CASA-SP, objetivando a interlocução com o meio acadêmico e científico, propiciando discussões relacionadas à adolescência e às medidas socioeducativas. É uma publicação científica indexada no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia pelo número internacional normalizado para publicações seriadas (ISSN-2175-2907).

Números Publicados

Revista Ano I Nº 1 - Juventude e Atualidade
Revista Ano I Nº 2 - Juventude e Diversidade Cultural
Revista Ano II Edição Especial – Interdisciplinaridade
Revista Ano II Nº 3 - Juventude e cultura da Paz
Revista Ano II Nº 4 - Juventude
Revista Ano III Nº 5 - Juventude e Saúde

A Área de Documentação e Arquivo, conforme apresentado no Guia do CPDoc, reúne acervos documentais de origem e natureza diversas, obtidos por meio de doação, cessão para reprodução, permuta, recolhimento, depósito e custódia. O acervo é formado por fundos e coleções: Fundo Núcleo de Documentação do Adolescente, Fundo Documentos Institucionais, Coleção Livros Técnicos, Coleção de Periódicos, Acervo Fotográfico, Banco de Imagens, Hemeroteca, e ainda, a Cartilha de Higienização de Documentos.