Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 09/06/2015 17:01:05

Missão, visão e valores

A Fundação CASA passou a escrever sua nova história com a participação dos seus funcionários. O melhor exemplo disso foi a elaboração de uma metodologia para definir um novo Planejamento Estratégico da instituição. Este trabalho foi feito em encontros realizados com funcionários da instituição. 

Foi este Planejamento Estratégico que definiu as metas de ação e os referenciais da Fundação. Ele é norteado pela Missão, a Visão e os Valores da CASA. E pode ser resumido na Mapa Estratégico da instituição, que você vê abaixo. 

Anualmente, as ações necessárias para cumprir as metas do mapa são revistas em encontros com os funcionários e diretores da CASA. O objetivo é fazer com que os servidores participem do processo de planejamento da instituição.

Missão

Executar, direta ou indiretamente, as medidas socioeducativas com eficiência, eficácia e efetividade, garantindo os direitos previstos em lei e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social como protagonista de sua história.

Visão

Tornar-se referência no atendimento ao adolescente autor de ato infracional, pautando-se na humanização, personalização e descentralização na execução das medidas socioeducativas, na uniformidade, controle e avaliação das ações e na valorização do servidor.

Valores

Justiça, Ética e Respeito ao Ser Humano.

Finalidade

Cumprir as decisões da Vara da Infância e Juventude;
Elaborar, desenvolver e conduzir programas de atendimento integral, que incluem a profissionalização e a reintegração social do adolescente;

Selecionar e preparar pessoal técnico necessário à execução dos programas socioeducativos, e aprimorar a sua capacidade profissional, mantendo para isso atividades de formação contínua, aperfeiçoamento e reciclagem de profissionais;

Participar de programas comunitários e estimular a comunidade no sentido de obter a sua indispensável colaboração para o desenvolvimento de programas de reintegração social e/ou cultural, educacional e profissional dos adolescentes;

Manter intercâmbio com entidades que se dediquem às atividades que desenvolve, no âmbito particular e oficial, celebrando convênios e contratos com as mesmas, sempre que conveniente e/ou necessário à harmonização de sua política, ou ao cumprimento de seus objetivos;principalmente para atuar como co-gestora nas novas casas de internação, que serão administradas por ONGs da região da unidade;

Propiciar assistência técnica aos municípios que pretendem implantar obras ou serviços destinados ao mesmo objetivo. 

Mapa Estratégico

O Mapa Estratégico contém os eixos de ação da Fundação CASA. Ao todo, são dez diretrizes derivadas da Missão, da Visão e dos Valores da instituição. Sempre com o objetivo final de melhorar e aprimorar o atendimento ao adolescente em medida socioeducativa.