Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 04/06/2019 11:00:00

Com sete horas de teoria e prática, jovens aprenderam desde o processo de extração, torragem e moagem até a preparação do café

 

Seis adolescentes do CASA Guarujá realizaram o curso de barista no museu do Café em Santos, no dia 21 de maio Os monitores do local apresentaram a arquitetura, as plantas de diferentes espécies de cafés, objetos, máquinas, roupas de época e documentos que formam seu acervo.

A visita possibilitou conhecer a história da evolução da cafeicultura no país e como estão intimamente ligados ao desenvolvimento político, econômico e cultural das regiões por meio do cultivo do café.

Os jovens conheceram as mais variedades de grãos produzidos em diferentes regiões do Brasil, inclusive o mais raro, exótico e caro grão, chamado “jacu bird”, grãos extraídos dos excrementos do pássaro o qual leva seu nome.

Na segunda etapa da visitação, conheceram as etapas da vida do café, desde o cultivo da planta ao processamento, bem como, o beneficiamento do grão e seu processo de torra e moagem. O museu através do programa meio expresso, disponibiliza cursos relacionados ao conhecimento da bebida tão apreciada no mundo, desde o processo de extração, torragem e moagem até sua preparação. Os jovens interagiram com os monitores e tiram várias dúvidas, posteriormente manipularam as máquinas e produziram cafés expresso de vários sabores e aromas, aprenderam a técnica  de “ late art”, arte de desenhar no café.

Ao término receberam certificado no curso de barista com duração 07 horas.

Criado em 1988 com o objetivo de preservar e divulgar a história do café no país, o museu está localizado no centro velho da cidade de santos é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade.