Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 17/04/2017 12:06:18

Passeio foi proporcionado por meio de parceria entre a GAC e o Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú

Três adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Ferraz de Vasconcelos II, localizado na cidade de mesmo nome e pertencente à Divisão Regional do Tatuapé (DRM-II), visitaram na última quarta-feira (12/04) a exposição “Narrativas em processo: Livros de Artista”.

A visitação à mostra, que está em cartaz no Instituto Itaú Cultural, foi proporcionada por meio de uma parceria entre a Gerência de Arte e Cultura (GAC), da Fundação CASA, e o Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú.

Durante o passeio, os jovens puderam conhecer um pouco mais sobre os chamados “Livros de Artista”, que são obras de arte feitas por pintores, ilustradores e até mesmo fotógrafos, no formato de livros encadernados.

No acervo da coleção estão mais de 70 itens desse tipo, que correspondem a mais de 150 anos de produção desses livros, alguns dos quais datados do século XIX.

Um dos destaques da mostra são quatro revistas originais produzidas pelo desenhista e cartunista de origem italiana, Ângelo Agostini, que viveu na época do Brasil Império.

De acordo com a coordenadora pedagógica do centro socioeducativo, Fabiana Campos, a visita foi uma experiência inovadora. “Eles ficaram maravilhados, pois nunca tinham ido nem a um museu, muito menos a uma exposição cultural. Voltaram de lá maravilhados”, comentou.

Ela destaca que os adolescentes participaram bastante do passeio. “Apesar do pouco contado deles com o tema, eles questionaram bastante o guia do passeio, socializaram com adolescentes no local, foi um contato bem bacana”, acrescentou.

Por fim, Fabiana ressalta a importância desse tipo de visita. “Foi muito agregador, pois só dele eles terem essa oportunidade, dentro da medida socioeducativa, já é um incentivo para que eles busquem esse espaço quando estiverem lá fora”, concluiu.