Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 01/06/2020 17:11:53

Adolescentes respondem nesta quinta (04/06) a cartas enviadas pela Pastoral do Menor, com mensagens de otimismo no cenário da pandemia

Ficar em isolamento social é difícil, mas necessário neste momento da pandemia da COVID-19, mas tudo passará! A partir das mensagens positivas como esta que receberam em cerca de cem cartas entregues pela Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo, as adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Chiquinha Gonzaga, na capital, retribuirão o gesto de amor fraterno escrevendo as respostas.

Durante uma oficina específica, que acontece na próxima quinta-feira (04/06), às 10h no centro socioeducativo da Fundação CASA, as jovens responderão as correspondências redigidas por agentes da Pastoral do Menor, seminaristas de Filosofia da Arquidiocese e pessoas das comunidades.

“Os autores das cartas contam como é complexo ficar em isolamento social, sem o convívio com outras pessoas, mas o quanto essa atitude é primordial e importante no momento que passamos, para enfrentar o cenário de pandemia”, conta a coordenadora pedagógica do CASA Chiquinha Gonzaga, Andréa Motta. “As jovens se sentiram estimuladas em retribuir o carinho que receberam.”

Todas as correspondências entregues pela Pastoral são anônimas e também serão respondidas anonimamente pelas adolescentes, uma vez que as adolescentes não podem ser identificadas enquanto cumprem a medida socioeducativa de internação, por restrição prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As respostas das jovens serão entregues pessoalmente aos representantes da Pastoral do Menor, que poderá distribui-las entre os autores da primeira correspondência.

A oficina de cartas é uma das atividades obrigatórias previstas no Regimento Interno da Fundação CASA e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) para que os adolescentes internados se correspondam com os familiares e outras pessoas com as quais tenham laços afetivos.