Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 13/11/2020 12:00:24

Adolescentes internados exercem a cidadania em seções instaladas pelo TRE-SP; jovens participaram de atividades sobre voto consciente

No próximo dia 15 de novembro, quando ocorre o primeiro turno das eleições municipais de 2020, 359 adolescentes internados em 28 centros socioeducativos da Fundação CASA, em seis cidades do Estado de São Paulo, estão alistados para votar e participar do processo de escolha de seus representantes para a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) instalará 14 seções eleitorais, seguindo os protocolos de saúde e higiene para evitar a transmissão da Covid-19. O objetivo é que os jovens possam exercer sua cidadania, cujo processo de conscientização já ocorre desde a segunda quinzena de outubro, por meio de atividades pedagógicas aplicadas pelos servidores da Instituição.

“Os jovens participam de palestras expositivas, conhecem os detalhes do funcionamento do processo eleitoral, discutem a importância de votar, identificam as atribuições de cada cargo e até mesmo simulam as votações em iniciativas realizadas pelas equipes dos centros socioeducativos”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

“As atividades acontecem independentemente de haver seção eleitoral instalada para votação neste ano, porque é um processo pedagógico de exercício da cidadania tanto hoje e quanto no futuro”, completa o presidente da Fundação CASA.

Confira no vídeo abaixo como foram essas atividades: