Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 12/01/2011 11:34:02

Alunos recebem treinamento individualizado e aprendem bem mais do que técnicas de natação. Disciplina, concentração e automotivação são transmitidas aos adolescentes

 

Araca_Natacao_WEBNadando em CASA. É esse o nome de um projeto esportivo desenvolvido pela unidade da Fundação CASA em Araçá, com o objetivo de ensinar aos adolescentes técnicas de natação e de sobrevivência na água.

 

O projeto, criado pelo professor de educação física da unidade, Paulo da Paz Filho, atende atualmente a 55 adolescentes. A maioria não sabe nadar, explica o idealizador do Nadando em CASA. “Alguns até sabem boiar, mas desconhecem a técnica, as modalidades da natação”.

 

Todos os jovens da instituição – sempre em dupla – participam do projeto, tendo prioridade aqueles que estão internados há mais tempo e os que serão desinternados em breve. Os alunos recebem tratamento individualizado, sempre de acordo com a necessidade de cada um. “Aquele que não sabe nadar vai aprender, e aquele que já sabe vai aprimorar”, explica o professor. “A intenção é que todos aprendam, pelo menos, técnicas de sobrevivência em situações de rio, mar e piscina”, completa.

 

Mas, além de ensinar as modalidades da natação, o objetivo do projeto vai além disso. Disciplina, concentração e automotivação são conceitos transmitidos pelo professor aos alunos e que já começam a serem percebidos na instituição. “Acredito que haverá uma mudança muito grande na unidade, pois a natação traz paz de espírito”, avalia Paulo da Paz. “O esporte muda o comportamento dos meninos, desde o momento em que entram na água e percebem que podem aprender uma coisa diferente. É um projeto muito bonito e um trabalho muito gratificante”, orgulha-se o professor.   

 

Os treinamentos ocorrem na piscina no Ginásio Municipal de Esportes Plácido Rocha, o que só foi possível graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. Este mês, os treinos ocorrerão nos dias 14, 17, 21, 24, 28 e 31, sempre das 13h30 às 15h. O projeto terá continuidade o ano inteiro, com exceção da época de inverno, pois a piscina do ginásio é descoberta.

 

Futebol

 

Quinze adolescentes da CASA Araçá que integram o time de futebol de campo da unidade também estão sendo treinados, objetivando a participação da equipe na VII Copa CASA de Futebol, realizada pela Gerência de Esportes de janeiro a março. Os treinos ocorrem no Estádio Municipal Adhemar de Barros, também cedido à instituição graças à parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. 

 

O time da unidade de Araçá vai disputar a etapa da Divisão Regional Oeste (DRO), que será realizada nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. A equipe que vencer esta etapa irá para as quartas-de-final da Copa CASA, que serão disputadas nas preliminares do Campeonato Paulista.