Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 02/10/2019 20:35:47

Gerência arrecada lenços nas lotações da Fundação CASA no mês de conscientização sobre o câncer de mama; ação é parte do #SOMOSTODOSCASA

Com o tema “Lenço Solidário”, a Gerência de Medicina e Segurança do Trabalho (GMST), da Divisão de Recursos Humanos (DRH) da Fundação CASA, começou na última terça-feira (1º de outubro) uma campanha em todas as lotações da Fundação CASA – centros socioeducativos, divisões regionais, Sede e áreas administrativas – para arrecadar lenços para mulheres vítimas do câncer de mama, no contexto da campanha mundial do Outubro Rosa.

Outubro é o mês de conscientização sobre os perigos do câncer de mama, que atinge principalmente elas. A iniciativa é parte de uma série de ações da Gerência dentro do Projeto #SOMOSTODOSCASA, uma proposta da presidência da Instituição, a fim de aproximar a Executiva dos funcionários da ponta, para proporcionar uma nova experiência de trabalho para os servidores.

Em todas as lotações, os lenços serão arrecadados durante o mês e, depois, encaminhados pela gestão local à GMST, na Sede, na capital paulista. “A Gerência de Medicina e Segurança do Trabalho destinará as doações a hospitais e institutos que já são referência no tratamento da doença”, explica a gerente da GMST, Fabiana Negro Radaic.

Na Sede, as doações podem ser depositadas na caixa disponibilizada na entrada do térreo do prédio, logo após as catracas.

Ao longo do mês haverá outras ações, algumas em programação. Entre elas está a iluminação noturna da fachada da Sede na cor rosa, em alusão à campanha mundial.

No dia 23 de outubro, às 10h, em iniciativa conjunta com a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) da Sede, a Banda do Metrô de São Paulo tocará para os funcionários na Sede.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres no mundo e o segundo mais frequente no Brasil – perde apenas para o câncer de pele não melanoma –, correspondendo a cerca de 25% dos novos casos registrados a cada ano.

O câncer de mama, porém, não é uma doença apenas feminina. Entre os homens, apesar de raro, também ocorre – representa apenas 1% do total de casos de existência de câncer entre eles.

No Brasil, o Outubro Rosa chegou em 2002, quando o monumento do Mausoléu do Soldado Constitucionalista – o chamado Obelisco do Ibirapuera –, na capital paulista, foi iluminado na cor rosa. Atualmente vários locais do Brasil também iluminam seus prédios e monumentos de rosa.