Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 29/06/2018 15:00:38

O objetivo é resgatar os conceitos de respeito, educação, humildade e mostrar para eles como estes valores podem modificar o ambiente

 

Onze jovens do CASA Jequitibá participaram na quinta-feira (28/06) de mais um Círculo Restaurativo. O encontro foi dirigido pela psicóloga Heloisa Geraldo, a profissional de educação física, Ana Rita Ratzat e a pedagoga, Cilene Lamar Fernandes.

O objetivo, segundo Heloisa, é levar aos adolescentes reflexão sobre a importância da cultura de paz. Na prática, as condutoras debateram com eles sobre os valores, relacionamentos, formas de se comunicar com as pessoas. “Nossa intenção é resgatar os conceitos de respeito, educação, humildade e mostrar para eles como estes valores podem modificar o ambiente”, disse.

A Vara da Infância e Juventude do Ministério Público de Campinas pediu para os CASAs Jequitibá e Andorinhas, ambas em Campinas, desenvolverem um projeto piloto de um processo restaurativo.

“A princípio houve a curiosidade em saber o desconhecido. Aos poucos os adolescentes foram se envolvendo, colocando os pareceres e opiniões, deixando de agir na defensiva”, comentou Heloisa.

Este foi o segundo encontro. “O tema é atual e requer cautela; aos poucos estamos criando um ambiente mais agradável, fortalecendo vínculos entre as pessoas e construindo uma cultura de paz.