Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 08/11/2018 18:37:32

Evento é realizado em parceria com Vara da Infância e Juventude, e com a Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência Social e Educação e Esporte

O CASA Jacareí realiza entre os dias 12 e 14 de novembro a II Jornada da Cidadania. O evento tem como objetivo promover a aproximação entre adolescentes e familiares com os serviços e ações do oferecidos pelo município. A realização é feita em parceria com a Vara da Infância e Juventude, e com a Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência Social e Educação e Esporte.

Os jovens serão apresentados aos equipamentos e serviços disponibilizados pelo município na chamada Feira de Direitos. Terão a possibilidade de fazerem cadastro para utilização dos espaços, como o Posto de Atendimento ao Trabalhador, a Biblioteca, o Cadastro Único e o Banco do Povo, mesmo após o término do cumprimento da medida socioeducativa.

"No ano passado alguns jovens se cadastraram na biblioteca da cidade e até hoje frequentam o local porque um dia foram estimulados a ter esse contato mais próximo com os livros. Por isso é muito importante fortalecer o conceito de cidadania para esses meninos", comentou Fábio Castro, diretor adjunto da Divisão Regional Vale do Paraíba.

Durante o evento, os jovens também participarão de oficinas com temas variados e palestras. Começa com uma discussão sobre a consciência negra nos dias atuais, passando por um recital de poesias, batalha de street dance, jogo de rugby com integrantes da seleção brasileira, até um recital com o quinteto de metais da Orquestra Sinfônica de Jacareí, e a criação de um fanzine.

"A ideia é que esta Jornada aconteça todos os anos, porque é fundamental que tanto os jovens quanto os familiares saibam que existe esse tipo de possibilidade, deles terem acesso aos equipamentos do município. É uma forma de estreitar o vínculo e saberem que eles têm outra alternativa, outras possibilidades", finalizou.