Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 11/01/2011 11:44:13

A visita teve o objetivo de esclarecer aos jovens como funciona o cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto

A unidade da Fundação CASA em Araçatuba recebeu, nesta segunda-feira (10 de janeiro), a visita de profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) do município, como parte da programação pedagógica no período de férias.

As duas funcionárias – a assistente social Manuelly Pereira e a psicóloga Bruna Salineiro – que compareceram à visita acompanharam todas as atividades vespertinas dos adolescentes e explicaram a eles como funciona o cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, esclarecendo eventuais dúvidas sobre o assunto.

As medidas de liberdade assistida, cuja execução é de responsabilidade do CREAS, contêm aspectos tanto coercitivos quanto pedagógicos, uma vez que os adolescentes têm suas responsabilidades restringidas ao lhes serem impostos padrões de comportamentos e horários. O comparecimento dos jovens ao programa de acompanhamento é semanal, quando eles recebem atendimento personalizado.

De acordo com a diretora da CASA Araçatuba, Cláudia Regina Mendonça Victório, a visita permitiu aos adolescentes conhecerem mais sobre as medidas de liberdade assistida, pelas quais grande parte dos jovens passará. No próximo dia 21, as profissionais do CREAS realizarão outra visita à unidade, quando esclarecerão as dúvidas de outro grupo de adolescentes. A unidade conta atualmente com 59 internos – metade participou da visita desta segunda-feira e a outra metade participará do próximo encontro no dia 21.