Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 12/05/2020 18:21:37

12 de maio é o Dia Internacional da Enfermagem

Pensando como poderia agradecer mais uma vez a todas e todos profissionais de enfermagem pela enorme dedicação aos nossos adolescentes e servidores, e em especial no dia em que se comemora o nascimento de Florence Nightingale - o dia da enfermagem. Algumas ideias sobre a profissão nos vêm à cabeça.

A primeira é que a enfermagem como dita por muitos é “arte de cuidar”, verdade. Mas que fique claro que não é qualquer cuidado, esse cuidado é a mais pura doação, pois acima de tudo é um cuidado não de si, mas do outro, esse que muitas vezes nem mesmo conhecemos ou saberemos se conheceremos, o que o poeta chama de amor.

Mais do que cuidar/amar do corpo a enfermagem é um cuidar/amar a alma, é enxergar o mais profundo do ser humano, mesmo que por vezes esse amar aconteça no mais puro silêncio, na troca de olhar, em um gesto de carinho.

Isso nos leva a concluir que o que move a enfermagem não é o cuidado com o doente, mas é a luta e a paixão pela vida do ser humano, luta que que se alimenta nas pequenas conquistas diárias. Que a enfermagem é um dom, mas um dom que se conquista, que é fruto de muito estudo, esforço e dedicação.

Desta forma o que desejamos neste dia é que “recolham nos leitos enfermos a alegria que porventura encontrarem e a distribuam com aqueles sadios que sequer dão um sorriso; que recolham os sonhos que lhe são contados e que distribuam com os incrédulos; que recolham a serenidade e a paz de espirito que porventura encontrarem mesmo no infortúnio da doença e distribuam com aqueles que são violentos e rudes em plena saúde; e que recolham o carinho dos altruístas, dos familiares, amigos e das visitas que encontrarem e distribuam com os egoístas que pensam apenas em si mesmos; que recolham a fé que encontrarem e que a distribuam com os desprovidos de crença, independente de qual seja sua natureza”.

Obrigado a todas e a todos profissionais de enfermagem: Vocês fazem a diferença!

 

Assessoria Especial de Política Socioeducativa e Superintendência de Saúde